PT

Códigos QR para aumentar a eficiência de soluções de marketing e avaliar o interesse do cliente no produto

Códigos QR em marketing

Empresas sejam industriais ou comerciais estão investindo fortemente em estratégias de marketing. No entanto, é difícil avaliar a eficácia destes investimentos em uma solução de marketing particular. Para uma empresa ou um fabricante de vários produtos, obter avaliações confiáveis é uma tarefa muito difícil, já que a maior parte das vendas é feitas através de canais de distribuição de terceiros.

Na maioria dos casos, o acompanhamento do impacto de cada estratégia de marketing sobre os consumidores em cada ponto de venda de bens é economicamente impossível. Na verdade, um comerciante não pode de forma justa e considerável, avaliar a eficácia das estratégias de marketing em todos os locais de venda dos seus produtos, e a avaliação de base da eficácia do marketing em termos de vendas é muito subjetivo. Esta avaliação é criada por temas unificadores (cidade, região, país), embora, em geral, mesmo dentro de uma única área urbana, isso demanda fatores que podem divergir (rendimentos variados, diversas nacionalidades, tradições, etc.) devido ao fato de que as estratégias de marketing serão calculadas com base nos dados generalizados, enquanto a eficácia é apenas a média de todos os pontos de venda. Portanto, se um comerciante ajusta sua estratégia para ser mais específico, então ele será capaz de aumentar a eficácia da sua estratégia com um "ajuste fino" de vendas específico dentro de um orçamento do destino, em vez de com o custo de capital adicional.

Para resolver o problema, a PVCode LLC foi criada para fornecer o serviço de marketing TrustThisProduct™, que dá aos profissionais de marketing uma ferramenta real para avaliar a eficácia de uma estratégia de marketing baseada em dados de marketing críveis para cada produto em cada ponto de venda. O desempenho do serviço é baseado em informação de marketing recebidas de usuários finais do produto de uma empresa, apresentados em lojas ou outros estabelecimentos de varejo. Este serviço não inclui o envolvimento de terceiros (fornecedores, consultores, promotores, etc.) para prover o contato entre o produto nas prateleiras e o comprador. Todos os dados são processados online e disponíveis para os profissionais de marketing na forma de relatórios prontos.

O serviço de marketing vai nos permitir identificar tanto o interesse dos consumidores em geral, bem como as diferenças na demanda por diferentes tipos de bens de qualquer fabricante em cada ponto de venda (receber dados sobre os consumidores, tais como sexo, idade, idioma). Comparando estes dados com os dados sobre a quantidade de vendas e atividades de marketing desenvolvidas, fará com que seja possível proceder a uma avaliação exaustiva da estratégia de marketing e do "ponto" para melhorar a sua eficiência.

Como funciona?

Para conduzir uma pesquisa de mercado completa, é essencial para escolher um método de coleta de dados. Tendo em conta a necessidade de fornecer dados, sem precisar de mais pessoas, é adequado usar smartphones para resolver o problema dos consumidores. De acordo com o portal, eMarketer, o número de usuários de smartphones no mundo está continuamente aumentando e, em 2016, haverá cerca de 2 bilhões de dispositivos em uso. A taxa de penetração da Internet móvel no mundo é extremamente alta, e cobre quase todas as cidades e países. As áreas de penetração são estimadas a partir de diversas fontes e indicam entre 90% a 95% da área.

O próximo passo é determinar a interação entre consumidores de smartphones com fabricantes de bens de consumo, e como as informações serão coletadas para análise e posterior comercialização. Como opção, você pode sugerir a utilização ideal da tecnologia código QR. Esta não é a única maneira de coletar dados, mas a prática mostra que no momento é o mais simples e mais acessível para os clientes e fabricantes. Softwares de reconhecimento para os códigos QR são gratuitos e disponíveis em todos os fabricantes de dispositivos móveis. Por exemplo, se você tem um smartphone sem software para reconhecer código QR, basta digitar o endereço de um link encurtado ao nosso serviço QR9.me no navegador do seu smartphone para baixá-lo. Portanto, a utilização de tecnologia de código QR pode ser usada por qualquer pessoa em qualquer lugar no mundo.

Consideramos a essência do método proposto para a utilização de códigos QR para informação precisas sobre marketing. A empresa traz o útil serviço TrustThisProduct para obter informações do cliente sobre o produto e coloca códigos QR em seus produtos (na etiqueta, no produto em si, etc.). Todas as informações inseridas devem ser de interesse do cliente, algo racional. Ao digitalizar um código QR, coordenadas GPS são recebidas, bem como os dados do sexo e da idade do comprador solicitados. Ele detecta automaticamente o grupo de idioma do usuário a partir de seu dispositivo móvel. Como resultado, você obtém dados sobre a geografia, idade e características de sexo e do grupo de língua para os bens de consumo. Estes podem ser obtidos para cada tipo de produto, até o nível de um único ponto de venda de mercadorias.

Você pode coletar informações por outros meios, bem como, por exemplo, usando tags NFC, que contém um link para uma Descrição do Produto. No entanto, a aplicação de códigos QR é a melhor opção no momento, em termos de simplicidade, acessibilidade, uso para os consumidores e o menor investimento para as empresas.

No momento, com este método só há um problema: a pequena quantidade de códigos QR sendo digitalizados por clientes no ponto de venda. Hoje em dia, muitas empresas colocam códigos QR seus produtos, mas o interesse em digitalizar esses códigos por compradores é pequeno porque a maioria deles não se beneficia dele ao usar um aplicativo para ler o código QR, ou simplesmente não sabe o que é um código QR é e como usá-lo. Na maioria dos casos, as empresas não tentam chamar a atenção para os seus produtos com códigos QR; a maioria só cria em um link para seu web-site, e não usa este método em tudo para fornecer informações aos consumidores. Para aumentar o número de digitalizações, é essencial incentivar a sério compradores para aproveitar esta oferta.

Para resolver o problema de estimular os consumidores a digitalizar códigos QR sobre os bens que você precisa, em primeiro lugar, criar um rótulo informativo e atraente que contém o código QR, e segundo fora, forneça uma gama suficiente de opções que os consumidores recebem quando eles digitalizarem o código QR. Quando o serviço TrustThisProduct é usado a partir do ponto de vista do consumidor, é baseado nas seguintes características:

  • Informações apresentadas sobre o produto: os compradores podem, dentro de poucos segundos, receber mais informações sobre o produto e fazer uma escolha informada diretamente no ponto de venda. Esta informação estará automaticamente disponível no idioma do comprador, otimizada para ser visualizada em seu smartphone.
  • Proteção contra falsificações: usando códigos QR exclusivos e aplicando números exclusivos dos bens, os compradores serão capazes de verificar a autenticidade do produto no ponto de venda.
  • Feedback: os compradores podem enviar comentários ou sugestões diretamente ao gerente responsável pelo tratamento dos clientes da empresa, diretamente de seu smartphone.
  • Muitos recursos adicionais convenientes: por exemplo, com um clique o consumidor pode salvar as informações de contato em seu telefone, e compartilhar com seus amigos um link para o produto através das mídias sociais.

Com a adoção do serviço TrustThisProduct, os fabricantes serão capazes de aumentar não só a lealdade de seus clientes, apresentando-lhes informações completas e precisas sobre os seus produtos, mas também ver o aumento do número de digitalizações de códigos QR sobre os produtos que permitirá a coleta e tratamento de dados de marketing direto para cada item e cada saída individual.

O que é a margem de erro a partir de dados recebidos?

Ao processar os dados obtidos pelos serviços de marketing do TrustThisProduct™, você deve levar em conta dois critérios muito importantes. Primeiro você precisa prestar atenção a alguma imprecisão nos dados obtidos como resultado de qualquer estudo de marketing (margem de erro). Em segundo lugar, você precisa determinar o mínimo de dados de exemplo que precisará para analisar as informações (tamanho da amostra). Na tabela abaixo, temos sistematizados ambas estas opções, tendo em conta os conceitos geralmente aceites socialmente.

Margem de erro

1%

3%

5%

10%

15%

20%

Tamanho do Exemplo

6000

700

250

60

30

18

A questão do erro e o mínimo de dados para pesquisa de mercado de exemplo são pesquisados em muitas obras, algumas delas podem ser encontradas através dos links: http://www.measuringu.com/survey-sample-size.php, https://en.wikipedia.org/wiki/Margin_of_error.

Como pode ser visto na tabela, para obter dados de marketing completos, é essencial ter uma quantidade mínima de colaboradores. Ao entrar na informação qualitativa sobre o produto e trazendo a atenção dos compradores para o código QR de um produto (o que leva os consumidores a obter informações sobre esse produto), você pode analisar os dados em praticamente todos os pontos de venda. Por exemplo, se o nível de erro é de 10% a amostra suficiente é de 60 colaboradores, em seguida, uma análise completa dos dados de marketing pode ser alcançada para cada local de venda para os produtos da sua empresa. Ao mesmo tempo, a coleta seletiva da análise dos dados de macrorregiões (cidade, região, país) será muito maior e trará o erro dos dados a um mínimo.

Como o serviço TrustThisProduct é estruturado internamente?

O serviço TrustThisProduct™ consiste em duas partes: uma seção para os compradores, TrustThisProduct.com, e uma seção para empresas, PVCode.com.

A empresa insere informações sobre os seus produtos em um banco de dados no servidor PVCode.com. O serviço, em seguida, duplica os dados para os servidores na TrustThisProduct.com, que estão localizados em todo o mundo, e então envia pedidos para os clientes mais próximos de seus servidores. Assim, reduz a quantidade de tempo que leva para os clientes receberem os dados sobre o produto e proporcionam acesso aos dados, independentemente da carga de canais de comunicação internacional, bem como outras restrições sobre a transferência de dados entre os estados. Afinal, se um comprador está passando por uma longa espera por uma resposta a seu pedido, muitas vezes, nos pontos de venda, a eficácia dessas solicitações vai diminuir drasticamente. O serviço constantemente emprega a geolocalização dos dados que estão sendo recebidos de consumidores que estão olhando os produtos e organiza novos servidores em TrustThisProduct.com o mais próximo possível às regiões com maior demanda. Por exemplo, se um número crescente de pedidos de informação vêm de compradores no Brasil e na Argentina, os novos servidores vão começar a correr na América do Sul, com um aumento em um número de pedidos de China ou o Japão, novos servidores serão executados na Ásia, e assim por diante.

Uma característica importante do serviço é o suporte da detecção automática do grupo de idioma dos compradores, em conformidade com a norma ISO 639-1. Todos os dados são apresentados em linguagem fácil de usar. Por exemplo, se o idioma principal é o francês em seu smartphone, em seguida, os dados são exibidos em francês (se a descrição do item estiver disponível nesse idioma). Isto torna o serviço muito conveniente para os clientes.

Para os fabricantes, o serviço é implementado com um ciclo completo de produtos de gerenciamento de informações, totalmente automatizado com a geração de códigos QR. Ele inclui aspectos técnicos exaustivos na implementação do processo de produção. Serviços mais convenientes para uso são aqueles que não requerem custos adicionais, tais como infra-estrutura de TI e especialistas de TI. Como resultado, as empresas podem rapidamente e facilmente inserir uma descrição de seus produtos e colocar códigos QR em produtos para permitir que os compradores (com apenas alguns cliques) obtenham informações completas e precisas sobre o produto diretamente no ponto de venda do produto. Por isso, o serviço TrustThisProduct™ torna-se conveniente e útil para ambas as partes, sejam as empresas e os consumidores de produtos.

O que o fabricante recebe?

Uma pesquisa de mercado estrategicamente feita e independente no ponto de venda local.

Capacidade de avaliar a eficácia do impacto das suas soluções de marketing para os consumidores. Por exemplo, você pode ver exatamente como o interesse do público afeta suas atividades de publicidade e em que regiões. Ou através da comparação de dados sobre os exames de vários itens, você pode identificar exatamente quais dos seus produtos faz com ter a maior demanda entre os consumidores.

Aumento da lealdade do cliente.

Os clientes recebem de forma completa, informações precisas no idioma conveniente para eles. Quanto mais precisa e completa a informação sobre o produto estiver disponível para o comprador, mais provável é que ele compre o produto. E, como resultado, eles ficarão mais satisfeitos com sua compra. De acordo com a teoria do marketing de confiança, a confiança e lealdade do cliente a um fabricante que apresenta informações úteis e precisas sobre o seu produto vai continuar a crescer, o que por sua vez vai aumentar as vendas dos produtos dos fabricantes.

Ele protege sua marca.

Se uma empresa opera em mercados emergentes, onde o nível de falsificação é tradicionalmente elevado, o uso dos códigos QR tecnologicamente exclusivos vai reduzir e muito o nível de produtos falsificados, e obter dados sobre fenômenos como a reexportação de importações (por rastreamento de propagação geográfica).

Ele destaca os produtos entre os da mesma categoria.

Ao usar os códigos QR exclusivos para cada unidade de produto, você dá ao comprador um entendimento de que o seu produto é tão bom que você está tomando medidas para protegê-lo. Também aos olhos dos consumidores, isso vai criar uma sensação de singularidade de cada um de seus produtos, selecionando-o entre uma variedade do mesmo tipo e, assim, aumentar o seu valor. Isto terá um efeito sobre o consumidor, mesmo que eles não digitalizem o código QR, e apenas vejam fisicamente.

Como resultado, usando o serviço TrustThisProduct™, as empresas têm a oportunidade de não só realizar uma completa, e de fato original, pesquisa de mercado, mas também recebem um número de vantagens adicionais em marketing e vendas com o mínimo de investimento de recursos financeiros, tecnológicos ou humanos.

Inscreva-se no serviço e adicione seus produtos gratuitamente no catálogo internacional do TrustThisProduct.

Copyright © 2014-2016, PVCode LLC
Nós fazemos fácil o difícil

Homepage